sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A Maldição lançada por Jacques DeMolay

A Maldição lançada por Jacques DeMolay

No momento em que era amarrado no pelourinho, DeMolay gritava:
" - Vergonha! Vergonha! Vós estais vendo morrer inocentes. Vergonha sobre vós todos".
Enquanto DeMolay queimava na fogueira, ele disse suas últimas palavras:
"- Nekan, Adonai!!! Papa Clemente... Cavaleiro Guillaume de Nogaret... Rei Filipe; Intimo-os a comparecerem perante o Tribunal do Juiz de todos nós dentro de um ano para receberdes o seu julgamento e o justo castigo. Malditos! Malditos! Todos malditos até a décima terceira geração de suas raças!!!
Após essas palavras, Jacques DeMolay, inclinou a cabeça sobre o ombro e entregou sua alma ao Pai Celestial.
Do Palácio Real, Filipe assistia a morte de DeMolay e ouvira suas palavras. Ficou em silêncio mas bastante assustado. Mais tarde comentou com Nogaret: "Cometi um erro, devia ter mandado arrancar a língua de DeMolay antes de queimá-lo."
Quarenta dias depois, Filipe e Nogaret recebem uma mensagem: "O Papa Clemente V morrera em Roquemaure na madrugada de 19 para 20 de abril, por causa de uma infecção intestinal", Filipe e Nogaret olharam-se e empalideceram.
Rei Filipe IV, o Belo, faleceu em 29 de novembro de 1314, com 46 anos de idade, quando caiu de um cavalo durante uma caçada em Fountainebleau.
Guillaume de Nogaret acabou falecendo numa manhã da terceira semana de dezembro, envenenado.
Após a morte de Filipe, a sua dinastia, que governava a França a mais de 3 séculos, foi perdendo a força e o prestígio. Junto a isso veio a Peste Negra e a Guerra dos Cem Anos, a qual tirou a dinastia dos Capetos do poder, passando para a dinastia dos Valois.
Hoje tomamos Jacques DeMolay como símbolo de lealdade e tolerância e lembramos dos seus feitos de coragem, homenageando-o, colocando o seu nome em nossa Ordem.

Outras fontes indicam uma outra versão da Última Prece proferida por Jacques DeMolay no Cadafalso

"Senhor,

permiti-nos refletir sobre os tormentos que a iniqüidade e a crueldade nos fazem suportar.

Perdoai, ó meu Deus, as calúnias que trouxeram a destruição à Ordem da qual Vossa Providência me estabeleceu chefe.

Permiti que um dia o mundo, esclarecido, conheça melhor os que se esforçam em viver para Vós.

Nós esperamos, da Vossa Bondade, a recompensa dos tormentos e da morte que sofremos para gozar da Vossa Divina Presença nas moradas bem-aventuradas.

Vós, que nos vedes prontos a perecer nas chamas, Vós, que nos vedes prontos a perecer nas chamas, vós julgareis nossa inocência.

Intimo o papa Clemente V em quarenta dias e Felipe o Belo em um ano, a comparecerem diante do legítimo e terrível trono de Deus para prestarem conta do sangue que injusta e cruelmente derramaram."

Esta é uma outra versão da prece proferida no dia 18 de março de 1314, no momento em que o
Grão-Mestre Jacques DeMolay e seu fiel companheiro foram supliciados.

Os gases letais interromperam o anátema, DeMolay dobrou-se e perdeu os sentidos. O impacto inesperado deixou a multidão estarrecida. Não esperavam essa reação, mas cada um sentiu em si o peso da injustiça e a certeza que a maldição se cumpriria. Quarenta dias depois, Felipe e Nogaret receberam uma mensagem "o Papa Clemente morrera". Felipe e Nogaret olharam-se e empalideceram, no pergaminho dizia que a morte ocorrera entre o dia 19 e 20 de abril. O Papa Clemente morreu pôr ingerir esmeraldas reduzidas a pó( para curar sua febre e um ataque de angústia e sofrimento) que provavelmente cortaram seus intestinos. O remédio foi receitado por médicos desconhecidos, quando retornava a sua cidade natal. Guilherme de Nogaret veio a falecer numa manhã da terceira semana de Maio, envenenado por uma vela feita por Evrard, antigo Templário, com a ajuda de Beatriz d'Hirson. O veneno contido na vela era composto de dois pós; de cores diferentes:

- Cinza: Cinzas da língua de um dos irmãos de d'Aunay , elas tinham um poder sobrenatural para atrair o demônio.

- Cristal Esbranquiçado: "Serpente de faraó" Provavelmente sulfocia de mercúrio. Gera por combustão: Ácido Sulfúrico, vapores de mercúrio e compostos anidridos podendo assim provocar intoxicações. Morreu vomitando sangue, com câimbras, gritando o nome daqueles que morreram por suas mãos. Felipe o Belo veio a morrer em 27 de Novembro de 1314, com 46 anos de idade, em uma caçada. Saiu a caçar com seu camareiro, seu secretário particular e alguns familiares na floresta de Pont-Sainte-Maxence. Sempre acompanhado de seus cães foram em busca de um raro cervo de 12 galhos visto perto ao local. O rei acabou perdendo-se do grupo e encontrou um camponês que o ajuda a localizar o cervo. Achando-o e estando pronto a atacar-lhe percebeu uma cruz que brilhava, começou a passar mal e caiu do cavalo. Foi achado por seus companheiros e levado de volta ao palácio repetindo sempre " A cruz, a cruz.." Pediu como o Papa Clemente em seu leito de morte que fosse levado a sua cidade natal ; no caso do rei, Fontainebleau. " A mão de Deus fere depressa, sobretudo quando a mão dos homens ajuda" teria dito um dos Templários remanescentes, jurando vingança.

Fonte http://www.culturabrasil.org/demolay.htm

15 comentários:

  1. Sempre procurei me espelhar em pessoas como ele e penso o quanto poderíamos ter evoluído se não fosse a supressão da Igreja com os gênios da época!

    ResponderExcluir
  2. Tudo isso começou quando o Papa Bonifácio VIII excomungou o Rei Felipe .
    Pra vc ver que o Papa Bonifácio VIII era um cara sério e justo. Excomungou ninguém menos que o REI DA FRANÇA. Porém após a morte deste Papa o Rei Felipe quis se vingar e deu um golpe colocando o Papa Clemente V. O Papa Clemente V foi um marionete nas mãos do Rei Felipe e ele permitiu que os Guerreiros Católicos, conhecidos como Templários fossem mortos. O Papa Clemente V teve medo e devia sua posição ao Rei Felipe então lhe obedeceu, entregando-lhe os Templários em suas mãos.
    Por motivo de vingança por ter sido excomungado e também por inveja da popularidade e condições financeiras que os Templários conseguiram, o rei Felipe sempre procurou difama-los e caça-los.

    Resumindo o que esta história dá a entender:
    Os Templários eram realmente homens de Deus;
    O Papa Clemente V era um tremendo corrupto, e por dever sua posição ao golpe que o rei Felipe deu o colocando no pontificado, foi corrupto até o fim da vida dele;
    rei Felipe foi um péssimo rei, tremendo invejoso.

    O último Grão-Mestre dos Templários, chamado Jacques de Molay foi um grande homem de Deus e após ter sido condenado injustamente profetizou maldições contra o Papa Clemente V, rei Felipe, o escudeiro do rei e os seus carrascos. Curiosamente em 1 ano todos eles morreram.
    Uma história muito interessante sem a menor sombra de dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. Como eu passo pra entrar pra maçonaria e vdd q é só se for convidado? Pq a gente não se vê tipo igreja de maçon se alguém souber me responder me chamem no imbox preciso de uma luz e admiro muito a maçonaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe "igreja de maçom". Maçonaria não é religião, se você está procurando religião, vá à igreja católica, igrejas protestantes, centros espíritas ou de religiões africanas, mesquitas, congregações judaicas ou até mesmo templos budistas, você escolhe.
      Maçonaria é trabalho e dedicação à sociedade, à família e à liberdade.

      Excluir
    2. Somente se for convidado, mas depois existem diversos passos a serem dados até poder ser admitido. Não é religião, e sim muito trabalho.

      Excluir
    3. Somente se for convidado, mas depois existem diversos passos a serem dados até poder ser admitido. Não é religião, e sim muito trabalho.

      Excluir
  4. Como eu passo pra entrar pra maçonaria e vdd q é só se for convidado? Pq a gente não se vê tipo igreja de maçon se alguém souber me responder me chamem no imbox preciso de uma luz e admiro muito a maçonaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gadiel, manifeste seu interesse a algum amigo maçom que você tenha. Ele irá analisá-lo e, caso sinta-se à vontade para indicá-lo a ordem, o fará.
      Os requisitos para ingresso são: Acreditar em um Deus supremo (qualquer que seja a religião), ser adulto, livre e de bons costumes. Espero que você tenha sorte e se junte a nós.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  7. Sou descendente de templários de Portugal dos tempos de D.Dinis. Minha bisavô me contava histórias que me foram contadas e frases em latim. Sou descendente dos Gomes. Procuro levar uma vida de retidão e verdade. Sempre devemos proteger os fracos e ajudar os q necessitam. Tenho interesse em conhecer a maçonaria mas, atualmente um descendente da antiga ordem já não é interessante como membro maçônico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinho, asseguro que não há restrições, em nossa ordem, quanto à sua linhagem. Qualquer mestre maçom pode convidar homens, adultos, livres e de bons costumes (exceto ateus) a ingressar na ordem. Porém, este que convida deve conhecê-lo o suficiente para atestar que você, de fato, busca seguir a vida dentro dos preceitos de retidão.

      Excluir
  8. Excelente relato desta triste parte manchada de nossa história. É mais uma amostra do que o orgulho e a ambição são capazes de fazer. Felizmente, nosso herói-martir se manteve firme ao seu juramento, não entregando os antigos segredos em mãos profanas.
    Abraços fraternos.
    Higor A. A. Favett''

    ResponderExcluir
  9. Quem combate cristo no coração de seus semelhantes é anticristo e esse já é um morto.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir